terça-feira, 3 de agosto de 2010

Artistas do CRIA Pintaram Abrantes

Os Quatro Cantos da Freguesia é o tema da exposição de pintura, da autoria do grupo de artes plásticas do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, que estará patente ao público, nos dias 27, 28 e 29 de Agosto, a “Festa Rural 2010”, na Pereira, uma localidade da freguesia de Santa Margarida, no concelho de Constância.

São treze as obras, óleo sobre tela, que irão integrar esta exposição e que poderão ser adquiridas durante estes dois dias, na Festa Rural da Pereira, promovida pela Associação Os Quatro Cantos do Cisne.

Os Quatro Cantos da Freguesia foi o tema proposto pela Associação Os Quatro Cantos do Cisne aos utentes do Grupo de Artes Plásticas do Centro de Actividades Ocupacionais do CRIA que, durante alguns meses, deu largas à criação e à sensibilidade. Após o levantamento fotográfico de alguns locais e edifícios que integram o património da freguesia de Santa Margarida, os artistas deram largas à imaginação e à capacidade de trabalho e as emoções ganharam forma entre os dedos e o pincel, numa actividade ocupacional que faz da arte, neste caso a pintura, uma forma de inclusão no meio sociocultural da região.

Os artistas que integram esta colectiva de pintura são jovens e adultos com deficiência que, pela arte, mostram a sua visão do mundo e as suas capacidades artísticas. Esta é uma exposição marcada por um número significativo de trabalhos colectivos. Cada um fez o que mais gosta: o esboço da obra, a ampliação de uma imagem ou a pintura nas suas diferentes formas e detalhes.
Cada tela retrata um local, que encerra em si um significado forte e que integra o património da freguesia, as memórias e a tradições das gentes locais.
As obras que constituem esta colectiva de artes plásticas são da autoria de Cristina Ambrósio, Zé Tó, Luís José, Nuno Heitor e Ricardo Pedro.

Recorde-se que Os Quatro Cantos do Cisne é uma Associação para o Desenvolvimento Social e Comunitário, IPSS e Associação Juvenil sediada na Pereira, Santa Margarida da Coutada, Concelho de Constância e tem como missão criar uma dinâmica participativa junto da comunidade onde está inserida, através das diferentes valências e projectos de âmbito social e cultural. Por seu lado, O CRIA, Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, há 33 anos, trabalha na área da deficiência e que tem como missão educar, formar, ocupar e integrar pessoas com deficiência. Apoiar a integração familiar e social de crianças, jovens e adultos garantindo a satisfação das necessidades apresentadas pela comunidade, a qualidade e a equidade, numa perspectiva de eficiência e melhoria contínua.

Da parceria entre as duas Instituições resultou a exposição que estará patente ao público na Festa Rural da Pereira, promovida pela Associação Os Quatro Cantos do Cisne, de 27 a 29 de Agosto.
Fonte: Rostos On-line

Sem comentários:

Enviar um comentário