segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Professor Universitário é contra decisão tomada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Lembram-se? Vejam mais novidades sobre o caso, retiradas do Deficiente Ciente.

Caro leitor,
Recebi por email do estudante Ricardo Evandro Souza Ribeiro, o texto abaixo, enviado pelo professor Nivaldo Santana, mestre de Educação Especial da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), que diz respeito a carta de reconsideração da decisão de inferimento da matrícula de Ricardo, que teve sua matrícula impugnada mesmo com aprovação no vestibular para o curso de Cinema e Áudio Visual, na condição de cota adicional para pessoas com deficiência.

O meu Nome é Nivaldo Santana.
Quero declarar que na condição de professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, não compartilho com as decisões tomadas pela instituição não só pela secretaria de cursos, mas também em suas varias esferas de gestão e administração acadêmica.

O Ricardo é um dos casos que veio a tona evidenciando que por razões diversas a instituição vem sendo conduzido ao erro tanto no campo dos direitos humanos, quanto no campo dos direitos constitucionais, pois a decisão de vincular e condicionar acesso a educação superior ao transito em escolas publicas explicita preconceito, demagogia, e ignorância em relação a historia da educação no Brasil. Sobre tudo quando se trata de educação para determinados grupos sociais.

Tenho acompanhado o caso de Ricardo Evandro Souza Ribeiro e sua luta junto a UESB, quando aluno de matemática, e agora no momento em que enfrenta um concurso público para acesso ao curso de cinema. Ouso afirmar que o que o CONSEP, na condição de Conselho Superior de Ensino e Pesquisa tem sido induzido e conduzido a sucessivos erros, sobre tudo no que se refere à garantia de direitos e liberdades.
Mesmo porque o conjunto de resoluções direcionadas ao atendimento ao aluno não traduz o pensamento da comunidade acadêmica, em alguns casos nem mesmo traduz o direito e a liberdade de ensinar e aprender, como previstos no texto constitucional brasileiro.

Por não compor o colegiado do CONSEP, só me resta apelar para que na próxima reunião do CONSEP, possamos contar com o apoio de um conselheiro no sentido de colocar como ponto de pauta discussões, os casuísmos das resoluções tratam da entrada e permanência de Pessoas com Deficiência na universidade.
Por acreditar que o CONSEP enquanto órgão maximo da representação acadêmica não tem compromisso inabalável com o erro, presumo que seja retomado o assunto. Na condição de professor e servidor publico em exercício na UESB, reafirmo aqui meu apoio ao jovem Ricardo e minha indignação quanto à forma e a maneira que a UESB está se fazendo conhecer fora dos seus muros.

Nivaldo Santana

4 comentários:

  1. Muito obrigada por nos ajudar nesta causa, meu amigo!!
    Conte sempre comigo no que for preciso!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. O Ricardo é um causa de todos nós, Vera! Não tens nada que agradecer.
    Parabéns para ti que a recebeste de braços abertos!

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. Ao menos um professor é lúcido na UESB! E corajoso...

    ResponderEliminar
  4. Também achei o acto dele muito louvável, Mónica!

    Fica bem.

    ResponderEliminar