segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e suas falhas

ESTACIONAMENTO: reparem nas indicações dadas pelas placas sobre o estacionamento, em frente ao Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Autorizam o estacionamento, á Administração do mesmo, entidades especiais e grandes deficientes não acompanhados.

Neste espaço autorizam que estacione: grandes deficientes não acompanhados e ambulâncias.

Isto mesmo em frente da entrada do centro. Nos lugares mais disputados. O que me faz confusão é o porquê dos utentes que vão ao centro de táxi, não poderem estacionar nestes lugares. Ambulâncias podem, táxis que transportem portadores de grandes (que é meu caso) ou pequenas deficiências, não podem. Aparece imediatamente o segurança e argumentar não adianta nada. Solução é procurar um lugar para estacionar longe da entrada.

ACESSIBILIDADES: agora vejam na foto á altura que se encontram as tomadas fêmeas de electricidade, nos quartos do centro. Como é possível isto acontecer num centro que nos reabilita e onde jamais deveria haver problemas com acessibilidades? Basta-nos cá fora!

Carregar telemóveis, ligar PC, MP4, rádios e outros aparelhos é impossível a quem está em cadeira de rodas, e tem problemas de mobilidade nos membros superiores. Que é o meu caso. Tomadas estão numa altura impossível de alcançar. Depender dos outros é a solução.

Máquinas de café e outros produtos idem. Impossível serem usadas por nós. Estamos sempre de moeda na mão á espera que passe alguém para nos tirar o cafezinho.

Botões do comando do ar condicionado inacessíveis também, internet sem cobertura nos quartos. Passamos imensas horas acamados. Escusado será dizer da sua importância.

No bar nada acessível. Havia somente uma pequena bancada junto ao balcão adaptada ás nossas cadeiras. Mesas todas normais. Espaço diminuto. Se necessitássemos de sermos servidos na mesa, recusa dos funcionários era habitual acontecer. Questionei-os uma vez e resposta foi que não eram obrigados a atendermos nas mesas. Achei uma desumanidade. Nunca cá fora algum funcionário dum restaurante ou bar se recusou a atender-me na mesa. Felizmente está em obras. Vamos ver em que muda.

Questionei a administração para saber o porquê de todas estas situações. Tive duas reuniões com Drº Pedro Reis -Administrador- e Drª Eunisia Ferro, prometeu-me que iria resolver eventuais problemas. Mas parece que tudo ficou no esquecimento, pois continua tudo igual. Lamento que assim seja.

8 comentários:

  1. Denunciar estas situações - primeiro nos Serviços, depois à Sociedade - parece-me ma atitude correctíssima.
    Boa Noite!

    ResponderEliminar
  2. Foi o que fiz. Mas veja as dificuldades: procurei o gabinete de apoio ao utente. Assistente Social aconselhou-me a escrever as queixas, que depois as encaminharia para outro gabinete, e desse gabinete iriam não sei para onde, e ainda mais tarde iriam ter no gabinete da sua chefe.
    Achei aquilo tão burocrático e comuniquei-lhe que não iria então proceder dessa maneira.

    Resolvi enviar uma carta registada com aviso de recepção à administração. Dia seguinte tive a visita no meu quarto dos responsáveis pelo Centro.

    Mas não me limitei a apontar erros. Dei sugestões e disponibilizei-me para em conjunto arranjarmos soluções. Muito proveitosas as reuniões, mas pelos vistos não passaram disso.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  3. NAO CONCORDO COM O COMETARIO!! DE DIFERENTES SOMOS NOS, POIS A INSTITUOÇÃO JA TEVE TEMPODE RESOKVER A SITUAÇÃO, NAO O FEZ, POR K NAO LE DE NA GANA, E SE NAO K ME DIGAM O CONTRARIO A MIM, POIS AS LEIS SAO PARA CUMPRIR, E MAIS EU TOU PORCA, SO NAO GOSTO DO COMETARIO, DE ESSE TAL FORUM, MAIS UMA VEZ EU TOU PORCA, EM LUTA DOS DIREITOS DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIENCIA, OK
    Felix...

    ResponderEliminar
  4. Felix, sinceramente não entendi muito bem o teu comentário.
    Falas num fórum. Aqui não há comentário de nenhum fórum.
    Discordas com o comentário acima. Um direito teu.
    Eu concordo com ele, e sempre assim faço. Não está certo vir reclamar para a rua sem 1º o fazer no lugar próprio.
    Fica bem e obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar
  5. Edu, é de se admirar que em um lugar onde atendam pessoas com deficiência, não saibam recebê-las. Infelizmente é uma realidade comum. Se ficarmos calados, nada irá mudar.
    Suas atitudes nos motivam a lutar.
    Obrigada,
    Mônica

    ResponderEliminar
  6. Mónica, e o lema deles é: "Reabilitação em excelência". Está bem visível e publicitado na entrada do Centro.
    Às vezes há situações que por vários motivos podem ser do desconhecimento das chefias e por isso incorrectas. Pensei que neste caso assim também o fosse.
    Mas infelizmente neste caso não o é. Depois de um ano tudo continua igual...

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  7. Acho que sim em relação a tudo o que referiste nem tudo é mau, nota tens toda a razão nas dificuldades que apontaste. Agora tens que referir tambem que há sempre alguem que nos ajuda, há sempre alguem a perguntar se é preciso alguma coisa, certo?
    No meu caso isso aconteceu estive internado desde Setembro/2009 até Junho/2010 e amigo fui sempre muito apoiado em relação as minhas dificuldades. Em relação aos empregados do bar, só tenho uma coisa a dizer "a intelegencia não abunda naquelas cabeças brazucas".
    Por isso não critiquem o sistema têem é de dar valor as pessoas que nos ajudam. Depois diz-me se resolveste alguma coisa com teu o post.
    Um abraço...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo, eu sempre fui grato à maioria dos profissionais do Centro, e reconheço suas qualidades. Veja: http://tetraplegicos.blogspot.com/2009/09/centro-de-medicina-de-reabilitacao-do.html mas não vou deixar de apontar os erros por causa disso.
    Já tive várias reuniões com Drº Pedro Reis e telefonemas, mas tudo continua igual.

    Fica bem.

    ResponderEliminar