quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Japoneses inventam cadeira de rodas que segue o acompanhante sozinha

Pesquisadores da Universidade de Saitama, no Japão, desenvolveram um protótipo de cadeira onde ela seria possível se locomover sozinha, sempre seguindo o acompanhante para onde ele for. Com o uso de sensores de distância e um sistema de câmera que faz o acompanhamento da movimentação do ombro do companheiro, o sistema consegue captar e até interpretar e prever alguns movimentos dele. O resultado é perfeito e muito eficiente.

A cadeira especial ainda conta com sensores de ambiente que são responsáveis por fazerem uma simples apuração de ambiente a fim de que ela possa traçar e efetuar manobras para o desvio de obstáculos possíveis pelo caminho, como pessoas, por exemplo. O sistema permite ainda que até duas cadeiras possam seguir uma pessoa só simultaneamente sem que haja problema algum.

Ficou curioso pra ver na prática? O vídeo abaixo faz muitas demonstrações. Eu gostei bastante do projeto e principalmente do resultado.

Fonte: Blog Adérito José

4 comentários:

  1. Não estou a perceber muito bem qual a vantagem, mas tem piada...

    ResponderEliminar
  2. Uma das vantagens é os tetraplégicos, sem movimentos, poderem andar livremente sem comandos e outras adaptações complicadas.
    Visto que a cadeira acompanha o acompanhante, e nesse caso o tetra não precisa fazer nada.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  3. Edu, se o acompanhante passar por um lugar que não dê para a cadeira passar. Se por exemplo tiver um poste ao lado do acompanhante?? Ai.. ai.. ai...
    Um abraço,
    Mônica

    ResponderEliminar
  4. Boa questão Mónica! Então acrescento outra. E se outras pessoas caminharem em paralelo à cadeira? Será que a cadeira conhece o suposto dono? rs

    Fica bem.

    ResponderEliminar