sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mergulho Adaptado em Sesimbra dia 15

A Associação Salvador, em conjunto com a Disabled Divers International, vai proporcionar no próximo domingo, dia 15 de Agosto, em Sesimbra, um baptismo de mergulho no mar a cerca de 16 pessoas com deficiência motora e paralisia cerebral.

A saída para o mar, às 14h30, será feita na embarcação Aquarama, cujo casco submerso transparente oferece uma visão panorâmica do mundo submarino, o que permitirá aos convidados observarem os primeiros metros da descida dos mergulhadores especiais.

Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador, refere que “o mergulho dá-me uma enorme sensação de liberdade de movimentos e por isso desafio todas as pessoas com limitações físicas a experimentarem!”.

Antes de realizarem este mergulho no mar, todas as pessoas praticaram mergulho em piscina, onde foram verificadas as capacidades destes mergulhadores especiais.

Carlos Nogueira, tem deficiência motora e é uma das pessoas que vai realizar o seu primeiro mergulho no mar: “na água somos iguais e vamos todos aos mesmos lugares, sei do que falo porque sou portador de sequelas de poliomielite desde os 14 meses de idade e, acreditem, nunca me tinha sentido tão em pé de igualdade”. Paulo Silvestre, também com deficiência motora, refere que “estar debaixo de água, num habitat diferente, fez-me amar de novo, querer mais, viver mais além”.

O evento conta com a participação voluntária de instrutores de mergulho especializados, formados pela Disabled Divers International (DDI) e o suporte logístico do Centro de Mergulho Cipreia. Vanda Pinto, da DDI, refere que “o mergulho não é só uma actividade de lazer, proporciona também bem-estar físico e muita felicidade”.

O mecenas desta iniciativa é o Banco Espírito Santo (BES). Esta acção conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

PROGRAMA 15 de Agosto | Local: Porto de Abrigo, Sesimbra

13h.30 – Recepção aos convidados, junto ao Clube Naval de Sesimbra (Porto de Abrigo, Sesimbra)
14h.00 – Workshop de introdução ao mergulho adaptado
14h.30 – Saída no barco Aquarama para o local de mergulho | Praia da Baleeira, Sesimbra
15h.00 – Início dos baptismos de mergulho
18h.30 – Regresso ao Porto de Abrigo
19h.30 – Jantar convívio no espaço exterior da marina do Clube Naval de Sesimbra
(local a confirmar)
Fonte: Rostos On-line

Sem comentários:

Enviar um comentário