sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Chegam mais 20 autocarros à cidade do Porto com rampa de acesso para passageiros com mobilidade reduzida

Os passageiros das linhas de grande procura da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto passarão a viajar em autocarros articulados. A empresa pública, que já possui 30 em operação, vai introduzir mais 20 veículos de maior capacidade na rede.

Os actuais articulados são movidos a gás natural, enquanto os recém-chegados da Volvo funcionam a gasóleo. Só hoje se saberá quais as carreiras em que prestarão serviço e em que data entrarão em exploração.

Tudo indica que começarão a circular na cidade no próximo mês. Informações que serão prestadas pela presidente da STCP na cerimónia de apresentação dos 20 autocarros articulados, que decorrerá na Estação de Recolha de Francos.

É certo, no entanto, que os 20 veículos, encomendados em Julho do ano passado, serão introduzidos nas linhas com maior procura em horas de ponta, que cruzam ruas onde circulam um grande número de autocarros e, também, nas carreiras com elevada frequências onde é difícil colocar mais veículos em serviço.

Em comunicado, a operadora especifica, ainda, que este tipo de autocarros são “adequados às linhas com muitas entradas de passageiros ao longo do seu percurso e com saídas de passageiros muito perto dos seus términos”.

Além de permitir a diversificação energética da frota da STCP (de momento, não possui autocarros articulados movidos a gasóleo), estas viaturas têm grande capacidade de transporte de clientes. Acolhem 96 utentes de pé e 48 sentados. O piso é rebaixado e tem rampa de acesso para passageiros com mobilidade reduzida.

Recorde-se que, com a chegada das 20 viaturas articuladas, continua por cumprir parte da encomenda da STCP. Não há data para a entrega dos 15 autocarros de dois pisos, construídos pela empresa alemã MAN e que ainda não receberam a homologação do Instituto de Mobilidade de Transportes Terrestres por serem altos de mais para Portugal.

Excedem em seis centímetros a altura definida na lei nacional e, para já, não podem circular. No entanto, são idênticos às viaturas que servem Berlim, na Alemanha.

Os primeiros autocarros de dois pisos deviam ter entrado em operação em Dezembro.
Fonte: JN

2 comentários:

  1. Que interessante este tipo de carro para atender pessoas com mobilidade reduzida. No Brasil bem que poderia ter este tipo de carro.

    Abraços, Eduardo!

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  2. Ainda continuam a ser poucos. Deveria ser toda a frota. Vamos aguardando...

    Fica bem.

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