quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ricardo Evandro conseguiu! Poderá fazer sua matricula na UESB


Lembram-se de certeza do caso denunciado pela Vera do Deficiente Ciente sobre o Ricardo, pois é, a Vera até que não conseguiu ajudar a resolver este caso, não descansou. Aqui, começaram as boas noticias. Felizmente Ricardo conseguiu aquilo que injustamente lhe recusaram.Leiam a noticia completa, escrita pela lutadora e justa Vera.

Aqui está a prova que resignação, nunca! Parabéns à Vera por tornar esta causa sua, e principalmente ao Ricardo.


Caro leitor,

Tenho ÓTIMAS NOTÍCIAS em relação ao caso do estudante com paralisia cerebral, Ricardo Evandro Souza Ribeiro, que prestou vestibular para o curso de Cinema e Áudio Visual, foi aprovado e no entanto teve sua matrícula indeferida, pois a UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) alegou que ele não havia cursado pelo menos sete anos em uma instituição pública de ensino, em conformidade com a Resolução CONSEPE 079/2009, que exige a comprovação da condição de pessoa com deficiência da procedência de Escola Pública e de no mínimo sete anos de escolarização, para concorrer a vaga adicional.

Três dias atrás, Ricardo relatou que descobriu junto aos advogados, que a resolução do CONSEPE 079/2009, NÃO HAVIA SIDO HOMOLOGADA. Ou seja, a universidade fundamentou-se num decreto que não foi homologado para impugnar a matrícula de Ricardo. Veja o absurdo!

De acordo com Ricardo, haveria uma reunião do CONSEPE no dia 18/08 para decisão sobre esta resolução. Ontem ele informou que os conselheiros NÃO HOMOLOGARAM A RESOLUÇÃO. ISTO SIGNIFICA QUE ELE TERÁ O DIREITO DE FAZER SUA MATRÍCULA QUE HAVIA SIDO IMPUGNADA PELA UNIVERSIDADE. No momento ele está aguardando resposta da UESB.

Aqui percebe-se, lamentavelmente, do que as escolas e universidades são capazes de fazer para excluir alunos com deficiência dos seus âmbitos escolares. É vergonhoso!

Quero agradecer a todos os amigos do twitter, facebook e orkut que apoiaram esta luta e a todos os blogueiros. Agradeço especialmente ao querido amigo Eduardo do Blog Tetraplégicos, que apoiou sem hesitar e republicou todas as matérias referentes ao caso do Ricardo.

Muito obrigada a todos!

4 comentários:

  1. Edu, Vera e Ricardo.
    Estou muito feliz por essa vitória, por uma luta que rendeu bons frutos. Que seja exemplo para tantos injustiçados, que não se deixem abater, não se contentem com um "não".
    Que sirva de exemplo também para UESB e outras faculdades, para que vejam que não conseguirão facilmente descartar alunos inteligentes e competentes, apenas porque elas não têm eficiência para recebê-los.
    Ricardo, boa sorte, seja muito feliz na carreira que escolheu, prepare-se para enfrentar mais obstáculos, mas também para muitas glórias...
    Vera, sua ajuda foi fundamental, vc é uma grande pessoa!
    Edu, obrigada por nos permitir conhecer todos os detalhes dessa grande história e estar sempre disposto a ajudar.
    Abraços,
    Mônica

    ResponderEliminar
  2. Esta vitória é nossa, Eduardo!

    Fico feliz pelo Ricardo e mais feliz ainda por saber que posso contar com amigos como você.
    É por essa e outras que eu o admiro tanto!!

    Muito obrigada!!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  3. Venceu a JUSTIÇA! Estamos todos - os humanos - de parabéns!

    ResponderEliminar
  4. MÓNICA, perfeito o teu comentário. Como sempre muito sensata.

    VERA, A admiração é reciproca Vera! Afinal criamos nossos sites exactamente para estes fins. E tenho certeza absoluta que aqui não há vitórias pessoais, e nem é isso que nos move, mas sim alegria pelo Ricardo e a consciência tranquila, por não termos ficarmos quietos.
    Conta sempre comigo.

    DIFERENTES, É isso mesmo! Vamos agora ver se dificuldades impostas pela Universidade ao Ricardo, param por aqui.

    Obrigado pelos comentários, e fiquem bem.

    ResponderEliminar